Quanto mais eu leio a Bíblia, mas eu descubro que ela é escrita por um único Autor.

Quanto mais eu leio a Bíblia, mas eu descubro que ela é escrita por um único Autor.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A nossa força!

Paulo em Filipenses 4 da algumas exortações para a igreja que se reunia em Filipos, como: viver em harmonia, se alegrar no Senhor, ser conhecido pela amabilidade, não andar ansiosos, ter uma vida de oração e pensar em coisas boas. Dentre esses temas abordados por Paulo eu queria estudar sobre um: se alegrar no Senhor.
Fp 4:4 diz: Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se.
Engraçado não é? A única exortação no texto que ele nos repete é essa. Porque será? Adiante veremos.
Após dar esses ensinamentos à igreja, Paulo conta-os que aprendeu a passar por fartura e por miséria, adaptando-se a toda e qualquer situação. Ele revela em Fp 4:12 que encontrou o segredo de viver contente em qualquer circunstância. Qual seria esse segredo?
Quando coloquei meus olhos no texto conhecidíssimo de Fp 4:13 rapidamente Deus me revelou o segredo. Em Fp 4:13 Paulo diz que 'Tudo posso naquele que me fortalece'.
Você pode estar falando: 'Tá eu sei que em Deus eu posso tudo'. Isso com certeza! Mas esse não é o segredo de Paulo.
Paulo sabia a mesma coisa que Neemias sabia, mas como? Neemias não viveu antes de Cristo? Sim sim, mas olha como o que Neemias diz no Antigo Testamento resume o que Paulo nos ensina a viver: 'Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá (Ne 8:10)'.
É isso, a Alegria do Senhor é nossa força! Por isso que Paulo repete para que alegremo-nos no Senhor e logo depois afirma 'tudo posso naquele que me fortalece'.
Esse é o segredo para vivermos contentes na fartura, na miséria, namorando, solteiro, desempregado, empregado, doente, sadio, rico, pobre, carente, preenchido e etcetera.
Quero fazer mais um adendo, a nossa força é a alegria do Senhor e não a nossa alegria tola e humana. Mas como podemos ter a alegria do Senhor? Ora, Deus não mora em nós, o Espírito Santo não habita no cristão? É claro que sim! E a alegria é um fruto do Espírito Santo, então devemos praticá-la, exercitar a alegria que está em nós através do Espírito Santo.

Só a alegria da pessoa que é cheio do Espírito Santo, é capaz de vencer toda e qualquer situação. E com toda confiança, assim como Paulo, afirmar: Tudo posso naquele que me fortalece.

Um comentário:

  1. Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente. (Sl 16:11)

    muito pa frente, só em CRISTO dá pra encontrar alegria, só ele nos completa, e nada mais.

    ResponderExcluir